Os líderes e a dificuldade de alinhar o discurso com a prática!

Há pouco tempo saiu uma reportagem no portal da Revista Exame cujo o título é:  “Visão e valores são ignorados por 91% dos líderes”. E como era de se esperar, um tema como este é impossível de não chamar a atenção de uma relações-públicas que no primeiro ano da faculdade, em 2004, aprendeu a importância dos Princípios Organizacionais (missão, visão e valores).

“A pesquisa revela também que 70% dos pesquisados consideram que são poucos os líderes inspiradores, justos e capazes de estimular o desenvolvimento individual e das equipes” Nas empresas onde trabalhei  Na prática, é isso mesmo que acontece, as pessoas acabam confundindo cargo de gerência com o de liderança. Nem todo líder é gerente e vice e versa.

Na matéria eles expõe causas e soluções para isso, porém aqui falarei da percepção mercadológica e com uma visão de comunicação.

Sendo assim, precisamos levar em consideração algumas coisas:

1-       cultura da empresa depende da bagagem de seus funcionários e tudo aquilo que ele traz com ele: seus sentimentos, emoções, expectativas e valores. O discurso deve estar alinhado com a prática. Muito além de quadros na parede, os princípios organizacionais fazem parte da estratégia da empresa e não há nada de mal em mudá-lo se necessário. Além disso, as pessoas estão em constantes mudanças que devem ser percebidas e deve-se criar um ambiente empresarial que favoreça o crescimento, e invista no capital intelectual.

2-      Se a empresa tem valores é ideal que eles estejam refletidos em seus funcionários. Um problema atualmente é que as pessoas sabendo disso, se adaptam para participar de entrevistas e acabam sendo selecionadas sem realmente se identificar com a empresa e muitas vezes não consegue se adaptar.

3-      Visão  é o caminho que a empresa trilhará e não pode ser muito utópico como muitas são, pois daí perde-se o rumo . Já diz a famosa frase “Quem não sabe onde quer chegar, qualquer caminho serve”.

Certamente há muitas outras coisas a serem levadas em consideração, porém, com estes três exemplos já dá para perceber o por que a visão e os valores são ignorados pela grande maioria dos líderes. Primeiro, porque os líderes não são inspiradores e acabam não disseminando valores, segundo por não estimularem o  desenvolvimento – que deve fazer parte da cultura da empresa a qualificação dos funcionários e terceiro, porque muitas vezes a visão empresarial não é clara.

Concluo que há um grande trabalho estratégico por parte das pessoas de Relações Públicas Comunicação nas empresas para que atuem com o planejamento e a disseminação dos princípios organizacionais e mais do que isso, para alinhar o discurso a prática.  Mãos a obra…

Para quem tiver interesse na matéria da Revista Exame, está disponível no seguinte link: http://portalexame.abril.com.br/gestao/noticias/visao-valores-sao-ignorados-91-lideres-595892.html

* Este texto foi enviado para  OCappuccino para participar do processo de seleção de novos colaboradores para o blog.

Sobre Tati Santos
Sou formada em relações públicas, apaixonada pela comunicação atuo como consultora e sou professora assistente da matéria de Gerenciamento da Comunicação Organizacional, na Faculdade Cásper Líbero. Estou disposta a compartilhar ideias e mergulhar ainda mais neste mundo 2.0. No twitter: @tati_lsantos

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: