Os líderes e a nova geração

 

Já li em diversos lugares que a geração Y é uma geração diferente, de pessoas que não criam vínculos,  que tem pressa e até já nos chamaram de “insubordinados”. Pois bem, mas o que dizer dos que hoje ocupam cargo de liderança e não conseguem passar ao menos confiança?

Li uma frase da @mansiv que pra mim é o real significado da palavra: “Confiança é tudo e se constrói a partir da previsibilidade. Você demonstra consistência e eu confio. E vice versa.” As pessoas precisam entender que coordenar, supervisionar ou gerenciar não é apenas saber o que está acontecendo, é preciso participar, formar opinião e ter consistência de informação, para assim passar confiança para a equipe e construir processo mútuo.

Na semana passada acompanhei a twitcam da @Lili_Fonseca (trainee da Danone) e ela diz que as pessoas  não estão preparadas para receber esta nova geração. Eu concordo!

Eu baseio a minha felicidade corporativa em 3 pontos: crescimento, uso do meu potencial e uma boa convivência comigo e com aqueles com quem trabalho. Se o meu superior concorda com tudo o que eu faço, não me permitindo troca e acata as coisas mais óbvias como se fossem as melhores ideias para me manter motivado, eu não preciso nem falar da convivência, que certamente não será boa… Isso frustra!

Ao mesmo tempo, por nos acharem novos e com “o rei na barriga”, muitos também acabam vestindo um papel de “muito melhores”, não acatam nenhuma de nossas ideias e novamente a relação acaba por não existir, o que também frustra.

Acho que vale uma boa reflexão de todos sobre este assunto. Falam que a geração Y isso, que a geração Y aquilo, mas o que disso tudo pode ser trabalhado como positivo e como estes, que tanto falam da geração Y, podem se atualizar para que exista troca?

Sobre Tati Santos
Sou formada em relações públicas, apaixonada pela comunicação atuo como consultora e sou professora assistente da matéria de Gerenciamento da Comunicação Organizacional, na Faculdade Cásper Líbero. Estou disposta a compartilhar ideias e mergulhar ainda mais neste mundo 2.0. No twitter: @tati_lsantos

Deixe uma Resposta

