Comunicação como ferramenta da Gestão de Mudança

“O difícil não é implementar novas idéias na cabeça das pessoas, mas sim retirar as antigas” – Mary Lippitt

As empresas mudam por diversas razões internas ou externas que acontecem de forma inevitável e incontrolável. Pode ser pela competitividade de mercado, para inovar, pela globalização ou pela somatória desses fatores, mas todos resultam na sobrevivência da empresa com crescimento e resultados.

Quando falamos em mudanças muita gente diz que o novo dá medo, assusta. Como diz meu chefe, alguém tem medo de sapato novo, carro novo, casa nova? Não! O que assusta mesmo é o desconhecido.

No ambiente corporativo a mudança causa incômodo, medo e resistência pelo desconhecimento do que virá. Sendo assim para tudo acontecer da melhor forma possível temos que tornar o que é desconhecido em conhecido. E esse papel é sim da Comunicação do projeto!

Arrisco a afirmar que a Comunicação é a principal ferramenta da Gestão de Mudança, pois a mudança não acontece na empresa e sim nas pessoas, que mudam a sua forma de operacionalizar os processos. As pessoas precisam ser informadas do que está acontecendo, qual é o andamento do processo, precisam ter respostas para as suas dúvidas e precisam acima de tudo de engajamento e entendimento de que o seu compromisso é fundamental para o sucesso da organização. Em linhas gerais as pessoas precisam entender, questionar, aceitar e sustentar a mudança.

Para uma boa comunicação é preciso alinhar a linguagem dos públicos alvos e adotar uma linha única da informação (inclusive a passada pelos líderes que são fundamentais neste processo), para garantir a credibilidade.

Não vou dizer que é uma tarefa fácil, pois a comunicação muda de acordo com o comportamento dos receptores que vai desde negação e resistência até a aceitação e compromisso. Eu não conhecia essa área da comunicação e estou achando muito desafiadora.  Nos próximos posts contarei um pouco mais dessa minha experiência… 

“ A única coisa imutável é a mudança” Ramakrishna

Sobre Tati Santos
Sou formada em relações públicas, apaixonada pela comunicação atuo como consultora e sou professora assistente da matéria de Gerenciamento da Comunicação Organizacional, na Faculdade Cásper Líbero. Estou disposta a compartilhar ideias e mergulhar ainda mais neste mundo 2.0. No twitter: @tati_lsantos

One Response to Comunicação como ferramenta da Gestão de Mudança

  1. Muito bom! Colocações interessantes…Bjs!

Deixe um comentário