Comunicação como ferramenta da Gestão de Mudança

“O difícil não é implementar novas idéias na cabeça das pessoas, mas sim retirar as antigas” – Mary Lippitt

As empresas mudam por diversas razões internas ou externas que acontecem de forma inevitável e incontrolável. Pode ser pela competitividade de mercado, para inovar, pela globalização ou pela somatória desses fatores, mas todos resultam na sobrevivência da empresa com crescimento e resultados.

Quando falamos em mudanças muita gente diz que o novo dá medo, assusta. Como diz meu chefe, alguém tem medo de sapato novo, carro novo, casa nova? Não! O que assusta mesmo é o desconhecido.

No ambiente corporativo a mudança causa incômodo, medo e resistência pelo desconhecimento do que virá. Sendo assim para tudo acontecer da melhor forma possível temos que tornar o que é desconhecido em conhecido. E esse papel é sim da Comunicação do projeto!

Arrisco a afirmar que a Comunicação é a principal ferramenta da Gestão de Mudança, pois a mudança não acontece na empresa e sim nas pessoas, que mudam a sua forma de operacionalizar os processos. As pessoas precisam ser informadas do que está acontecendo, qual é o andamento do processo, precisam ter respostas para as suas dúvidas e precisam acima de tudo de engajamento e entendimento de que o seu compromisso é fundamental para o sucesso da organização. Em linhas gerais as pessoas precisam entender, questionar, aceitar e sustentar a mudança.

Para uma boa comunicação é preciso alinhar a linguagem dos públicos alvos e adotar uma linha única da informação (inclusive a passada pelos líderes que são fundamentais neste processo), para garantir a credibilidade.

Não vou dizer que é uma tarefa fácil, pois a comunicação muda de acordo com o comportamento dos receptores que vai desde negação e resistência até a aceitação e compromisso. Eu não conhecia essa área da comunicação e estou achando muito desafiadora.  Nos próximos posts contarei um pouco mais dessa minha experiência… 

“ A única coisa imutável é a mudança” Ramakrishna

Sobre Tati Santos
Sou formada em relações públicas, apaixonada pela comunicação atuo como consultora e sou professora assistente da matéria de Gerenciamento da Comunicação Organizacional, na Faculdade Cásper Líbero. Estou disposta a compartilhar ideias e mergulhar ainda mais neste mundo 2.0. No twitter: @tati_lsantos

One Response to Comunicação como ferramenta da Gestão de Mudança

  1. Muito bom! Colocações interessantes…Bjs!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: