Movimento popular vai levar carta de brasileiros à presidente eleita

Recebi um release que me deixou surpresa positivamente.

O Prof. Backer Ribeiro Fernandes, que me deu aula em RP na Cásper, idealizou um projeto chamado carta de um brasileiro . Até já tinha visto algumas pessoas curtindo esta comunidade no Facebook, mas não fazia ideia do que se tratava.

Bom, quem não sabe também deve estar curioso. Trata-se de um projeto que, desvinculado de partidos ou instituições oficiais, levantarão as principais reivindicações e desejos de  povo brasileiro para levar à presidente eleita Dilma Roussef (documento intitulado “Carta de um brasileiro”).

O documento será entregue em Brasília, no dia da posse da nova presidente, em 1º de janeiro, pelo professor Backer. “A ideia foi criar um espaço para manifestação espontânea dos brasileiros, estabelecendo uma comunicação direta com o próximo governante”, explica.

Para elaboração do documento inicial, o IBOPE fez uma pesquisa, no período de 15 a 18 de outubro, com 2002 pessoas em 140 municípios brasileiros, com a pergunta: “Se você pudesse se encontrar com o presidente eleito por apenas 5 minutos, o que você pediria a ele para si mesmo?” Esta pesquisa de opinião pública em todo o território nacional levantou os principais “pedidos” do povo brasileiro ao futuro governante.

Ao levantamento inicial serão agora acrescidas as opiniões e manifestações dos internautas no site
www.cartadeumbrasileiro.com.br. “O resultado da pesquisa e da consulta on line irá nortear o conteúdo da carta, constituindo-se num documento valioso que poderá contribuir com o planejamento das ações sociais do futuro governo”, comenta Fernandes.

A maior surpresa é que para que as pessoas possam se manifestar pessoalmente, o professor fará um longo percurso: ele saiu a pé de São Paulo no  dia 21 de novembro e dev chegar a Brasília no dia da posse da nova presidente. Ou seja, serão aproximadamente 40 dias de caminhada (a uma média de 30 quilômetros por dia).

Para enfrentar o desafio, o professor está passando por treinamento, supervisionado por médico, preparador físico e nutricionista. “Para quem não é um maratonista, é muito provável que surjam dificuldades físicas ao longo da caminhada”, conta. “Mas o
esforço vale a pena, pois representa uma alternativa de participação popular na política nacional”.

Durante a caminhada, Backer  será acompanhado por uma equipe de cinco profissionais que irão registrar em vídeo e postar informações e fotos no site do movimento, além de alimentar as redes sociais como Twitter e Facebook. “Esperamos que as pessoas se identifiquem com a proposta e se manifestem, criando uma nova cultura de participação”.

Para Fernandes, o ponto alto do movimento é a possibilidade de dar visibilidade a diferentes perfis de um mesmo país. As informações que podem surgir de cada região, cidade, vão expressar tanto necessidades macro como micro, que podem ser aproveitadas por governantes e instituições mesmo após o término do projeto, pois os pedidos postados ficarão disponíveis no site. “Será uma oportunidade de utilizar a tecnologia como ferramenta para dar voz ao brasileiro”.

 Acho que nem preciso expressar o quanto essa iniciativa é rica e agrega tanto à Comunicação quanto à política!

Desejo boa sorte ao Prof. Backer e sucesso no projeto.

Sobre Tati Santos
Sou formada em relações públicas, apaixonada pela comunicação atuo como consultora e sou professora assistente da matéria de Gerenciamento da Comunicação Organizacional, na Faculdade Cásper Líbero. Estou disposta a compartilhar ideias e mergulhar ainda mais neste mundo 2.0. No twitter: @tati_lsantos

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: