Comunicação Interna: um departamento ou um processo?

A maioria dos relações-públicas que conheço entrou na faculdade gostando de eventos e terminou fascinado pela Comunicação Interna. Talvez o fascínio também seja  tão grande quanto a decepção ao ver que o mercado não comporta o tanto de profissionais que existem para este tipo de atuação, não em sua forma mais abrangente.

O bom da Comunicação Interna é a amplitude da sua atuação, que engloba: gerenciamento de crises, relacionamento com a imprensa, organização de eventos e, claro, como o próprio nome diz, deve estabelecer um bom relacionamento com o público interno, visando a comunicação como deve ser, de mão dupla.

Venho me questionando há algum tempo em relação a efetividade do Departamento de Comunicação Interna, quantas são as empresas que efetivamente entendem o papel estratégico, tem este tipo de trabalho e consegue atingir a compreensão das mensagens da empresa de forma ativa?

O que vejo na realidade são empresas mais preocupadas em informar , sem estar atento as condições do receptor e muito menos dispoto a ouvi-lo. Algumas organizações investem no feedback como forma de comunicação, porém, dentro das condições organizacionais, o quão sincera pode ser considerada esta troca com a empresa?

Na semana passada li uma dica do @universorp super coerente que diz que “área de comunicação interna não é mais dona da comunicação interna”. Segundo o texto extraído deste site:

“Não cabe mais a ela (área de Comunicação Interna) o papel de detentora das informações internas, mas sim o de gestora e administradora do processo da informação que deve ser realizada e promovida pelas próprias áreas internas. Nesse contexto, cada área deve ser responsável pela geração e divulgação de suas próprias informações.

Relações Internas tem o enfoque na dinamização da comunicação, a partir da análise do ambiente, da identificação de suas características, considerando suas necessidades, interesses e expectativas e prevendo, além do fluxo da informação, o envolvimento e o relacionamento de seus integrantes de acordo com o perfil identificado.

Comunicação de Relacionamento

No processo da Comunicação Eficaz, a informação acontece, em primeiro lugar, por meio das pessoas e tem como apoio e reforço a estrutura dos meios e veículos de comunicação. A comunicação deve ser funcional em todos os departamentos e envolver cada um dos funcionários tornando-os engajados pelo comprometimento, garantindo o sucesso do processo.

Na prática, a informação chega ao seu destino de forma ágil, com clareza e objetividade e de forma eficiente, evitando defeitos de interpretação, situações de conflito, gerando compreensão, aceitação e boa vontade por parte de todos.

Redes de Comunicação

Um planejamento de comunicação interna eficaz só obterá sucesso se for implementado via Redes de Comunicação, com a presença do agente de informação no local de trabalho e com a participação dos demais funcionários em todos os níveis da organização.

Nesse papel, a área de comunicação interna promoverá campanhas para fortalecer as informações fornecidas pelas áreas e estimular e reforçar o interesse dos funcionários por cada uma das ações desenvolvidas e o engajamento deles no processo.

Cultura e Desenvolvimento Humano

Além de buscar a conscientização dos funcionários sobre filosofia, missão, valores, políticas administrativas, diretrizes, procedimentos e atitudes, a comunicação interna deve considerar as relações humanas, o ambiente e as características dos grupos de relacionamento internos e as oportunidades de desenvolvimento e crescimento pessoal e profissional de cada um.”

Tenho certeza que é nisso que eu acredito, mas e as empresas, continuarão tendo áreas de Comunicação Interna focada em produzir veículos ou a Comunicação Interna pode vir a ser um processo?

Sobre Tati Santos
Sou formada em relações públicas, apaixonada pela comunicação atuo como consultora e sou professora assistente da matéria de Gerenciamento da Comunicação Organizacional, na Faculdade Cásper Líbero. Estou disposta a compartilhar ideias e mergulhar ainda mais neste mundo 2.0. No twitter: @tati_lsantos

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: