Todo mundo sabe comunicar…

Vocês já perceberam como Comunicação é uma profissão cruel? Acredito que assim como fotógrafo, artista plástico e designer também são. Todo mundo acha que tirar foto é saber fotografar, os borrões daquela exposição de arte, você faria melhor, né? e eu construo qualquer coisa no Power point e paint, pra que um designer ? Quando a criança chora e a mãe entende que ela está com fome ela também esta se comunicando.

O pior é que ninguém está errado ao dizer que todo mundo se comunica, a comunicação é fundamental para a convivência humana. Porém, os profissionais existem para comunicar da melhor forma, para adequar a linguagem, alinhar com a cultura, unificar a informação e acreditem, é preciso técnica e treino para isso.

O que a maioria das pessoas confunde é achar que está comunicando quando estão apenas informando. A comunicação tem como premissa o retorno do outro (sempre leva em conta o receptor), e ela vai além da compreensão e do relacionamento.  É aí que entra o papel do comunicador (aqui falo mais especificamente da minha área, relações públicas) que deve avaliar também como abordar as mensagens, pra quem, por qual canal e quais serão seus possíveis efeitos.

Quando falo em levar em conta o receptor, quero dizer que as pessoas são muito diferentes, levam em suas bagagens experiências, valores, que as diferenciam e isso influencia na linguagem e na forma de compreensão dela ou, indo mais longe, na atratividade da mensagem.

Portanto, não ache que você está se comunicando porque passou uma mensagem, as mensagens devem ser passadas, reafirmadas e confirmadas em relação ao entendimento e isso requer sim paciência e técnica, que nem todos têm. É por isso que existe um profissional, não o desmereça e nem se julgue um comunicador, acredite – nem todos sabem se comunicar.

Sobre Tati Santos
Sou formada em relações públicas, apaixonada pela comunicação atuo como consultora e sou professora assistente da matéria de Gerenciamento da Comunicação Organizacional, na Faculdade Cásper Líbero. Estou disposta a compartilhar ideias e mergulhar ainda mais neste mundo 2.0. No twitter: @tati_lsantos

2 Responses to Todo mundo sabe comunicar…

  1. Otto Liverts diz:

    É como se você fosse ao médico, pegasse a receita e resolvesse trocar de remédio porque não gostou daquele, não vai com a cara daquele ou o nome não agrada muito. Não?

  2. Muito bom o post, pra variar!
    É bem assim mesmo, no marketing é igualzinho: “Nossa, mais uma campanha igual! Eu faço uma melhor…”hehe Enfim, acho que não somos só os comunicadores que sofremos com isso, acho que é do ser humano mesmo…
    Bjos!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: