Grandes líderes não se preocupam com pessoas.

Ao ser indagada com a pergunta “ Qual líder que você gostaria de ser?”  primeiramente fiquei sem resposta, é impressionante como nessas horas parece que some toda e qualquer  resposta da nossa cabeça, todo mundo parece líder, mas ninguém parece interessante para ser base. Após a pausa do meu silêncio a pessoa retornou “vai, pode ser o Justos.. qualquer um, que líder você gostaria de ser?”.

Entre nós, a resposta verdadeira no momento seria nenhum. Todos os líderes existentes que eu admiro têm no mínimo uma coisa que eu faria diferente e isso faz com que eu não queira ser nenhum deles.  E em segundo lugar, há pouco tempo descobri que muitas vezes a admiração vem do desconhecimento e não posso querer ser aquele que não conheço.

Porém, eu não podia ficar sem resposta. Sendo assim, eu que tenho acompanhado o twitter da Luiza Trajano respondi que achava ela uma pessoa simpática. E logo veio a próxima pergunta “por que você acha isso? O que tem nela que você gostaria de ter?” e até que essa foi fácil de responder “ ela parece se preocupar com as pessoas”.

Podia ter parado por aí, ter sido uma conclusão incrível, mas não. A conversa continuou com “você acredita mesmo nisso? Grandes líderes tem muita coisa para se preocupar, grandes líderes não se preocupam com pessoas”.  Nesta hora eu concordei sem querer, sem saber o que pensar e a conversa tomou outros rumos, mas esta frase está há mais de uma semana na minha cabeça “grandes líderes não se preocupam com pessoas”.

Bom, antes de rever a minha profissão que lida diretamente com pessoas, que exige a presença de vários emissores e vários receptores, de saber ouvir e falar enfim… área de HUMANAS, resolvi rever conceitos, peguei a velha e boa apostila da pós graduação (em Administração de Empresas pela FGV- pensei que pudesse ser considerada) que estava quase esquecida e fui rever as aulas que um grande executivo do mercado deu sobre “Liderança e Inovação”.

Tamanha foi a minha alegria ao encontrar uma aula inteira só de liderança e lá estar:

Características de um líder:

- Trabalho interativo,

- Tarefas em grupo…

Bom, são muitos itens, mas só os dois primeiros já me convencem de que se para ser um líder você tem que ser interativo e trabalhar em grupo, você deve no mínimo saber trabalhar com pessoas.  Além disso, vem em seguida que a liderança é a habilidade de interação com as pessoas.

Gente, é extremamente agradável  encontrar bases para podermos continuar  com nossas crenças e convicções e saber que no fundo não importam o que falam se acreditarmos em nossos valores. Sendo assim, percebi mais do que nunca que muitas pessoas tem um bom marketing ligado ao nome sendo chamado de grande líder, mas não passam de bons gestores.

Quer saber? Eu não quero ter apenas cargo alto se meu maior desafio for eu mesma, se minha concentração for unicamente em objetivos e resultados… eu não me importo de não ter um grande nome do mercado para me servir de exemplo . Eu quero ser eu e me desenvolver de acordo com aquilo que acredito.

Se me perguntassem agora um grande líder que eu gostaria de ser? Talvez a resposta seja a minha avó, serve?

Sobre Tati Santos
Sou formada em relações públicas, apaixonada pela comunicação atuo como consultora e sou professora assistente da matéria de Gerenciamento da Comunicação Organizacional, na Faculdade Cásper Líbero. Estou disposta a compartilhar ideias e mergulhar ainda mais neste mundo 2.0. No twitter: @tati_lsantos

2 Responses to Grandes líderes não se preocupam com pessoas.

  1. Marcelo diz:

    Esse post destruiu, parabéns!

  2. Fernanda Vernilo diz:

    Acho que talvez fosse uma saída as pessoas se inspirarem em relações familiares, ou outros tantos exemplos de relações de confiança, para construir suas relações no trabalho. Poderia surtir muito mais resultado positivo.
    Eu, ainda bem, tenho bons exemplos de pessoas com as quais trabalharia de novo, e você é uma delas. Sobre tantas outras, que são consideradas líderes, a única definição que eu posso fazer é que não se importam em nada com as pessoas…

Deixar uma resposta

Seguir

Get every new post delivered to your Inbox.

